top of page
Buscar

Os estágios do câncer, tipos e causas

  • brandaolenise
  • 4 de ago. de 2024
  • 5 min de leitura

Atualizado: 29 de set. de 2024

Alguns Sinais de Alarme

  1. Modificação de forma ou de cor de uma verruga ou de um sinal na pele;

  2. Uma ferida que não cicatriza ou uma inchação que não desaparece;

  3. Nódulo palpável no seio ou em outra parte do corpo, um gânglio endurecido;

  4. Persistência de voz rouca ou de tosse;

  5. Problemas permanentes para engolir;

  6. Problemas digestivos inexplicáveis;

  7. Emagrecimento acentuado sem causa aparente;

  8. Modificação das funções dos intestinos, com ou sem perda de sangue;

  9. Na mulher, hemorragia fora das menstruações.

Se você observar um desse sinais, procure logo um médico para examiná-lo. O médico poderá lhe dizer se se trata de uma manifestação benigna ou de um câncer, que poderá ser, então, imediatamente tratado. Lembre-se de que o câncer, detectado a tempo, pode ser curado.


Texto extraído de informativos da Liga Nacional Contra o Câncer, da França.


Tipos de Câncer


Entre os 150 diferentes tipos de câncer, cinco grandes grupos são reconhecidos convencionalmente:


  • Carcinomas – se formam nas células epiteliais que cobrem a superfície da pele, boca, nariz, garganta, vias aéreas do pulmão, trato urinário, trato gastrointestinal e glândulas, como mama e tireóide.

  • Sarcomas – se formam nos ossos, em tecidos conectivos e de suporte que envolvem órgãos e tecidos, tais como cartilagem, músculos, tendões, gordura e o revestimento externo dos pulmões, abdomem, coração, sistema nervoso central e vasos sangüíneos.

  • Leucemia – se forma no sangue e medula óssea. As células brancas anormais do sangue viajam através dos vasos sangüíneos, causando problemas no baço e em outros tecidos.

  • Linfoma – é o câncer dos gânglios linfáticos. Estes atuam como um filtro para as impurezas do organismo e se concentram principalmente no pescoço, virilha, axilas, baço, centro do peito e em torno dos intestinos. Linfomas são comumente formados por linfócitos anormais que se concentram nos gânglios linfáticos para produzir massas sólidas. A doença de Hodigkin se caracteriza por progressivo crescimento dos nodos linfáticos, baço e fígado associado com anemia progressiva. O linfoma não-Hodigkin corresponde à malignidade linfática sem as outras características do Hodigkin. Estes são os dois tipos mais prevalentes de linfomas.

  • Mieloma – é um raro tumor que surge nas células do plasma produtoras de anti-corpos ou nas células hematopoiéticas na medula óssea.

Os Estágios do Câncer


Estágio I – o mais primário e o mais curável; tumor local.

Estágio II – o câncer atingindo os tecidos à volta e, talvez, os linfonodos próximos.

Estágio III – metástase em linfonodos distantes.

Estágio IV – o mais avançado e menos facilmente curável; o câncer se espalhando por órgãos distantes.


Causas do Câncer

Muitos fatores interdependentes contribuem para o desenvolvimento do câncer.


Cientistas acreditam que os cânceres são gerados em dois passos – iniciação e promoção.


Os fatores iniciadores interatuam diretamente com o DNA celular para iniciar o processo de dano da célula. Os iniciadores podem tomar a forma de carcinogênicos (substâncias que causam câncer), tais como tabaco, poluição ambiental, metais pesados, químicas industriais e, também, alguns vírus específicos, radiação, radicais livres e hormônios, particularmente o estrogênio.


A iniciação de uma célula de câncer pode acontecer de vários modos. Por exemplo, uma dieta pobre em fibras pode prolongar o tempo de permanência de resíduos no intestino, levando a maior exposição do conduto intestinal a agentes causadores de câncer. Um distúrbio na função metabólica pode também levar à iniciação, quando enzimas, que normalmente desativam substâncias causadoras de câncer, começam a funcionar inapropriadamente. Isto faz com que elas ativem os carcinogênicos, permitindo com que estes reajam diretamente com o DNA celular.


Em outros casos, a duplicação celular pode se tornar tão acelerada que não há tempo para reparar defeitos no DNA, que passam a fazer parte do material genético, passando de uma geração celular para a próxima como uma mutação permanente.


O reparo do DNA pode também ser interrompido por iniciadores como os metais pesados (chumbo, mercúrio, cádmio).


Após a iniciação de um processo de câncer, a doença freqüentemente permanecerá não detectada por vários anos. Fatores que facilitam o processo da doença durante este período de latência são chamados promotores. Ainda que eles não interatuem diretamente com o DNA celular, eles podem levar adiante o dano celular, permitindo às células cancerosas continuar espalhando-se anormalmente.


Promotores podem também dificultar a remoção das células defeituosas ao atingirem os sistemas de defesa do organismo, particularmente o sistema imune. Por último, os promotores podem alterar certos tecidos do organismo de modo a torná-los mais favoráveis ao crescimento do tumor, o que normalmente ocorre ao fomentar as condições de estabelecimento do suprimento de sangue necessário para as células do tumor.

Algumas observações sobre as causas do câncer


Sobrecarga de radicais livres

Um radical livre é uma molécula instável com um elétron “solto” que rouba um elétron de outra molécula, produzindo danosos efeitos no corpo.

Os radicais livres podem vir do ar, da alimentação ou podem ser gerados no organismo pela produção de energia e metabolismo da gordura. Podem vir da resposta imune pelas células brancas do sangue e pelo processo de desintoxicação do fígado.

De qualquer modo, a produção descontrolada de radicais livres tem um importante papel no desenvolvimento de pelo menos 100 condições degenerativas, incluindo o câncer.

A diferença entre o funcionamento normal do sistema imune, que inclui a desativação dos radicais livres, e o início de um potencial processo de câncer é a totalidade de anti-oxidante disponível no sistema. Um anti-oxidante é uma substância bioquímica natural que protege as células contra os danos causados pelos radicais livres. Muitos anti-oxidantes são nutrientes como as vitaminas C e E, enquanto outros, como o glutatione, são produzidos no organismo.


Vias de desintoxicação bloqueadas

Para prevenir o câncer, o processo de desintoxicação do fígado precisa estar trabalhando otimamente. Quando o fígado não está funcionando bem, ele não é capaz de processar e eliminar a multiplicidade de carcinogênicos que entram no organismo.


Drogas imunossupressoras

Drogas como aspirina, acetaminofeno e ebuprofeno, tomadas para dores e resfriados, e glicocorticosteróides, como a cortisona, diminui a produção de anti-corpos e suprime a imuno vitalidade.

Antibióticos podem diretamente obstacularizar a atividade imune e incrementar o crescimento de cândidas no intestino, o que então pode suprimir o sistema imune.

A quimioterapia usada para parar o crescimento do câncer tem poderoso efeito imunossupressor, colocando o indivíduo ainda mais suscetível a novos cânceres.


Oncogenes

São genes que iniciam a massa tumoral (onkos), ou seja, o crescimento do câncer. Em pessoas saudáveis, as atividades dos oncogenes são contrabalançadas pelos genes supressores de tumor, chamados anti-oncogenes.

Sob condições normais, esses genes atuam para prevenir o crescimento descontrolado de células que pode levar a tumores.


Terreno celular

Refere-se à vitalidade, atividade e condição bioquímica das células no organismo. Quando a célula se torna desequilibrada, estabelecem-se as condições para infecção e doenças crônicas como o câncer.

Influências externas, tais como nutrição inadequada, exposição a carcinogênicos, toxicidade orgânica crônica, stress ou trauma, proporcionam o impulso para colocar as células fora de equilíbrio.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Grupo Aberto em Saúde Mental

O propósito deste trabalho é o de apresentar uma experiência de grupo, discorrendo sobre os aspectos que puderam ser observados em sua...

 
 
 
Uma Maneira de Estar com a Criança

Escrevi pela primeira vez este artigo para apresentá-lo no encontro de Terapia de Criança na ACP em 13/10/90, em São Paulo. As reações,...

 
 
 
Uma Nova Visão do Câncer

Estamos vivendo um período de mudança paradigmática, a partir das descobertas e dos avanços na Física quântica, gerando uma nova visão da...

 
 
 

Comentários


© 2025 por Lenise Brandão

bottom of page