
Sobre mim:
Sou graduada em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (RJ) desde 1980 e possuo diversas formações complementares na área, incluindo especializações e treinamentos voltados para Psicoterapia Centrada na Pessoa e Psicologia Hospitalar. Em 2010, concluí o mestrado em Artes em Estudos Transpessoais com foco em Saúde Holística pela Atlantic University, nos Estados Unidos, com a dissertação "Cancer - a way of growing".
Minha experiência acadêmica e profissional inclui a atuação como psicóloga clínica em hospitais públicos psiquiátricos e cirúrgicos, além de coordenação de encontros de Psicologia Humanista. Atualmente, atuo como psicóloga clínica em consultório particular em Niterói (RJ), atendendo crianças, adolescentes, adultos e idosos, bem como oferecendo acompanhamento a pessoas com câncer e seus familiares.
Abordagens e Estudos
Estudos Transpessoais
A Psicologia Transpessoal é considerada a Quarta Força da Psicologia, ampliando a Psicologia Humanista. Baseada no paradigma holístico, vê o mundo material como parte de um universo energético e espiritual, enfatizando a transcendência e a dimensão espiritual do ser humano. Estuda a consciência humana e seus estados supra-conscientes, abordando arquétipos, mitologia, sonhos e experiências transpessoais. Na saúde, integra os aspectos físico, mental e espiritual, destacando a interdependência entre mente e corpo e os mecanismos naturais de cura.
Psico-Oncologia
A Psico-oncologia, que combina Psicologia e Oncologia, surgiu no século XX para melhorar a qualidade de vida dos pacientes com câncer, reconhecendo a influência dos fatores emocionais na doença. Suas intervenções visam facilitar a participação ativa nos tratamentos, reduzir problemas físicos influenciados pelo emocional e ajudar na compreensão da doença, promovendo bem-estar e mudanças positivas no comportamento.
Abordagem Centrada na Pessoa
A Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) foi desenvolvida por Carl Rogers e evoluiu de sua Terapia Centrada no Cliente. Inicialmente chamada de Terapia Não-Diretiva, a ACP enfatiza a relação terapêutica e a experiência de crescimento do cliente. Rogers sistematizou teorias sobre psicoterapia, personalidade e funcionamento ótimo da personalidade, destacando condições como empatia, consideração positiva incondicional e congruência do terapeuta. A ACP se expandiu para além da prática clínica, abrangendo educação, organizações, sociedade e transcendência. Sua influência internacional levou à criação de associações e redes de comunicação, promovendo intercâmbio e desenvolvimento global.
Psicossomática
Ainda hoje observamos a coexistência de uma concepção dualista (mente x corpo) e materialista do ser humano com a nova visão, que emerge a partir do novo paradigma científico e das descobertas da neurociência, de nosso organismo como uma complexa e dinâmica rede de informação. Passamos a falar, então, de um corpomente, uno e indivisível, e de uma mente que está em todo o corpo. Nova luz é lançada sobre as concepções de saúde, de doença e de cura, ampliando e aprofundando o conhecimento e a compreensão de vários processos de adoecimento. Convido vocês a mergulhar nesse universo fantástico.
